Free Translation Widget

Home

Loja Virtual

Apostilas

Cadastre-se

Contato

 

::: MENU :::

 » A Umbanda

 » Os Orixás

 » Entidades e Falanges

 » Linha do Oriente

 » Sincretismo

 » Exú e Pomba-Gira

 » Zé Pelintra

 » As Ervas na Umbanda

 » Defumador

 » Fumo e Bebidas

 » Mediunidade

 » A Glândula Pineal

 » Os Chacras

 » Mensagens

 » Artigos

 » Orações e Preces

 » Rezas e Benzeduras

 » Temas Variados

 » Pontos Cantados

 » Letras de Pontos

 » Pontos Riscados
 » Datas Comemorativas
 »  Apostilas
 » Campanhas
 » Cadastre-se

::: AVISO :::

::: CONFIRA :::

 

::: IMPORTANTE :::

 

 

::: PARCERIAS :::

::: Visitas desde 15/10/2007 :::

 free counters

 


CABOCLOS DE UMBANDA

Salve Oxossi

 

 

 

Autor: Lara Lannes

Equipe Genuína Umbanda

 

Oração ao Caboclo Sete Flechas

"Salve Zambi, Pai e Criador de todo o Universo!
Salve Oxossi, Rei das Matas e chefe de todos os Caboclos!
Salve seu Sete Flechas e sua falange guerreira!
Sete Flechas, baixai sobre nós um jato da vossa divina Luz, iluminando os nossos espíritos para que possamos entrar em comunicação com esta centelha de luz divina que emana das vossas sagradas flechas, defendendo e amparando-nos de todas as provas que não nos vem de Zambi.
Bendito seja Oxossi que vos colocou sobre vosso braço direito a Flecha da Saúde para que derrame sobre nós os bálsamos curadores;
Bendito seja Ogum, que colocou sobre seu braço esquerdo a Flecha da Defesa para que sejamos defendidos de todas as maldades materiais e espirituais;
Bendito seja Xangô, que vos cruzou uma Flecha em vosso peito para defender-nos das Injustiças da Humanidade;
Bendita seja a Grande Mãe Iemanjá que colocou uma Flecha em vossas costas para defender-nos das Traições dos nossos inimigos;
Bendito seja Oxalá que vos colocou uma Flecha sobre vossa perna direita para cobrir os nossos Caminhos Materiais e a senda da Espiritualidade;
Bendita seja as Santas Almas que vos botou uma flechas sobre vossa perna esquerda, para Lavar os nossos caminhos, Iluminando os nossos Espíritos e Defendendo-nos de todas as forças contrarias a vontade de Deus;
Bendito seja os Ibejis que entregaram em vossas Sagradas Mãos a Flecha do Astral Superior, para dar à Humanidade a Divina Força da Fé e da Verdade.
Zambi foi quem ordenou, os Orixás as Flechas vos entregou, com as Forças das Sete Flechas seu Sete Flechas nos abençoou.
Sarava seu Sete Flechas."

 

Ererê, Caboclo Sete Flechas no Congá.

Ererê, Caboclo Sete Flechas no Congá.

Saravá, Seu Sete Flechas, ele é o Rei das matas

O seu bodoque atira oi paranga, sua flecha mata.

Saravá, Seu Sete Flechas, ele é o Rei das matas

O seu bodoque atira oi paranga, sua flecha mata.

 

Quem manda na mata é Oxossi
Oxossi é caçador
Oxossi é caçador
Ouvi meu Pai assobiar
Ele mandou chamar
É na Aruanda ê
É na Aruanda ê
Seu Pena Branca de Umbanda
É na Aruanda ê

Oração ao Caboclo Pena Branca

 

“Nesse momento, recolho-me em prece para louvar teu nome, meu amado e querido Pai, Caboclo Pena Branca.

Nas tuas mãos coloco meu destino, nas tuas mãos coloco minha vida, e rogo e imploro a ti e toda a sua falange de mensageiros das bênçãos dos Orixás, que olhai por mim, pela minha saúde, pela minha harmonia espiritual, pelo meu viver. Concedei-me, ó meu amado Pai Pena Branca a sabedoria para enfrentar com louvor os problemas dessa jornada evolutiva. Concedei-me discernimento para lidar com os problemas do meu cotidiano. Dai-me a certeza de que no porvir, haverá de estar minha recompensa.

Ensina-me, meu amado Pai que não é nesse plano terreno que alcançarei a glória, mas sim, que tenha sempre força para guerrear e conseguir ultrapassar as pedras do caminho.

Meu querido Pai na Umbanda, mensageiro de Oxalá, concedei-me uma ínfima parcela de tua luz repousando sobre minha cabeça, iluminando os passos que tenho que dar no caminho de minha evolução.

Okê Caboclo, Okê Caboclo Pena Branca. Coordenador dos meus caminho, Estrela de Luz a me iluminar, sua benção hoje e sempre.” (Equipe Genuína Umbanda)

 

Oxossi, na Umbanda, é representado pela linha de caboclos e caboclas, entre eles Urubatã, Araribóia, Pena Branca, Caboclo das Sete Encruzilhadas, Sete Flechas, Cabocla Jurema, etc. Sua energia é derivada da mata. Oxossi é considerado o chefe dos caboclos, índios e boiadeiros. Quando seus falangeiros incorporam nos terreiros, são as entidades que mais se locomovem, fazendo movimentos rápidos e emitindo seus assovios e brados de guerreiros da mata. A grande maioria dos trabalhadores da linha de Oxossi é formada por grandes guerreiros que combatem e desmancham trabalhos de feitiçaria e magia negativa.

 

Enquanto Orixá que encerra a fartura e a prosperidade, a energia de Oxossi propicia o alimento material e o alimento do espírito na eterna busca pela sua evolução. Dinamiza a sede pelo saber nos espíritos fragilizados.

 

No Rio de Janeiro e Porto Alegre é sincretizado com S. Sebastião e festejado por isso em 20 de janeiro; na Bahia, é sincretizado com S. Jorge, cujo dia de festa é 23 de abril.

 

A energia de Oxossi é regente também da fauna e da flora, da lavoura e da agricultura, permitindo boa colheita e plantio. Os Caboclos trouxeram para a Umbanda toda a magia dos Pajés, a defumação pelos charutos e cachimbos, e o  poder milagroso das ervas que são passadas para banhos de limpeza e chás para a parte física; ajudam na vida material com trabalhos de magia positiva, limpam a nossa aura e proporcionam uma energia de força que irá auxiliar e encorajar o nosso espírito preparando-o para que consigamos o nosso objetivo. Com uma postura forte, de voz vibrante, os caboclos trazem as forças da natureza, manipulando essas energias para trabalhar nas questões de saúde, vitalidade e no corte de correntes espirituais negativas. Seu linguajar pode se assemelhar ao dos indígenas, paramentados ou não com cocares, arcos e flechas, machadinha e espadas.

 

Características: traz em si o conhecimento, proporcionando liberdade e independência.
Sincretismo: em algumas regiões é identificado com São Jorge; em outras, com São Sebastião.

Cor: sua cor é verde na Umbanda. Suas contas levam as cores verde, branco e vermelho, mas pode haver variação conforme a vibração da linha de trabalho em que o caboclo de Oxossi chega.

Oferendas: frutas variadas, flores do campo, milho. Gosta de vinho e sumo de frutas.

Locais: matas.

Saudação: "Oké Arô Odé". "Okê Caboclo, Okê Bambi Ôcrim"

Dia da semana: quinta-feira

 


 

 

» Publicidade

 

 

 

» Redes Sociais

 

 

» Campanhas

 

 

 

 

 

Home  |   Apostilas   |   Nossa Loja Virtual   |   Contato

Site desenvolvido por: Genuína Umbanda - Todos os direitos reservados

 

Copyright © 2007-